Blog da Corvus

26
Out

Entenda porque um RAID não é backup

recuperação de raid

É importante reforçarmos que uma solução de RAID não é uma solução de backup em si só! Uma estratégia de backup bem planejada – e cumprida à risca – é fundamental e indispensável em qualquer ambiente, seja empresarial ou até mesmo doméstico.

Mesmo o RAID não sendo uma novidade do mercado, pois existe há mais de 20 anos, muitas pessoas e empresas ainda o confundem com uma solução de backup, o que é um grande erro! Como dissemos em um outro artigo, um RAID é um sistema de armazenamento inteligente que consolida múltiplos discos rígidos para fornecer mais performance, segurança e contingência nos dados empresariais.

Continue lendo

25
Set

Saiba classificar a criticidade de cada dispositivo da empresa para recuperação de dados

recuperação de dados

Uma empresa normalmente conta com diversos tipos de dispositivos para que seus colaboradores possam armazenar os dados do dia-a-dia de maneira organizada. Dependendo do tipo de necessidade, tanto do colaborador quanto do arquivo, é utilizado um tipo de dispositivo diferente, mas sempre existem aqueles que não podem faltar, como os pendrives, notebooks, HD externos e servidores. Todos esses dispositivos tem como função armazenar dados, alguns com capacidade de armazenar dados mais superficiais, outros com capacidade de armazenar dados mais robustos.

Continue lendo

20
Jul

Mitos sobre a recuperação de dados

Recuperação de Dados

Há dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que já tiveram problemas com seu HD, e aquelas que ainda terão. “Brincadeiras” a parte, o intuito aqui não é assustar nossos leitores, mas sim, dar sequência às orientações que damos em nosso blog quanto à importância da prevenção dos dados corporativo. Afinal, é como sempre dizemos:

É melhor prevenir do que remediar. Mas e se o seu método de prevenção falhar, você já pensou no que fazer?

Continue lendo

01
Jul

Segurança da informação: saiba como prevenir-se, mas tenha sempre um plano B

Segurança da informação

A segurança da informação é complexa. Por isso, é comum que os gestores fiquem sobrecarregados com tantos detalhes e particularidades a serem observados. Apesar de sermos uma empresa de recuperação de dados, ou seja, que oferece a solução para quem já os perdeu, nos sentimos no dever de auxiliar nossos clientes na prevenção dessas informações. Afinal, sabemos que o acervo informacional é o principal ativo de qualquer empresa e nunca é agradável perder uma informação importante – mesmo que ela possa ser recuperada depois.

Continue lendo

12
Mai

Particionar o HD pode otimizar o desempenho: verdade ou mentira?

Particionar HD

A maioria dos computadores vem de fábrica com uma única partição no seu disco rígido, o que significa que ele aparece como um drive – tipicamente como C:. No entanto, manter seus dados, aplicativos e sistemas operacionais na mesma partição pode ser arriscado, pois se algo acontecer com o arquivo index de partição – aquele que informa o seu computador onde as várias partes de seus dados estão localizadas – o computador não será capaz de trabalhar fora dessa unidade. Mesmo se você inicializar com um HD externo, por exemplo, não será possível acessar o restante dos seus dados.

Continue lendo

28
Abr

Recuperação de RAID: os principais motivos de falha nesse sistema

Recuperação De RAID

Com a popularização de sistemas de armazenamento, mais conhecidos como storages, muitas empresas começaram a utilizar RAID como solução para armazenar grandes quantidades de informação. As justificativas mais comuns que ouvimos das empresas, quando as questionamos sobre o porque de terem escolhido um RAID, são principalmente duas: o alto nível de tolerância à falhas e os baixos custos de aquisição e manutenção. No entanto, quando um equipamento deste nível falha, os dados ficam unitilizáveis e, na maioria dos casos, corrompidos.

Continue lendo

23
Abr

Ainda sobre recuperar dados de notebook: o que fazer quando ele molha?

Recuperar dados de notebook

Dando continuidade à série “notebooks”, hoje falaremos especificamente sobre o que fazer quando acontecem acidentes desagradáveis que acabam molhando o seu estimado laptop. Podem ser vários os motivos pelos quais um notebook molha, entre eles a caneca de água que estava ao lado dele e você esbarrou, o pé d’água que caiu bem no dia que você deixou a janela aberta ou que te pegou no meio do caminho quando ele estava guardado na mochila, entre muitos outros.

Continue lendo

21
Jan

Dicas para preservar e não ter de recuperar dados de notebook

Recuperar dados de notebook

Por serem equipamentos portáteis, notebooks estão mais propensos a sofrerem quedas, batidas, utilização em local inadequado, exposição ao sol etc. Isso, por sua vez, aumenta as chances da perda de dados, que podem estar ligadas à diversos fatores, tanto físicos quanto lógicos. Para diminuir esse risco, é importante que o usuário, seja ele doméstico ou corporativo, tenha alguns cuidados especiais para evitar ter de recuperar dados de notebook.

Continue lendo