Blog da Corvus

23
Abr

Ainda sobre recuperar dados de notebook: o que fazer quando ele molha?

Recuperar dados de notebook

Dando continuidade à série “notebooks”, hoje falaremos especificamente sobre o que fazer quando acontecem acidentes desagradáveis que acabam molhando o seu estimado laptop. Podem ser vários os motivos pelos quais um notebook molha, entre eles a caneca de água que estava ao lado dele e você esbarrou, o pé d’água que caiu bem no dia que você deixou a janela aberta ou que te pegou no meio do caminho quando ele estava guardado na mochila, entre muitos outros.

Fato é que acidentes acontecem e ninguém está livre de ter o seu notebook molhado, principalmente por ele ser um equipamento portátil e estar muito mais vulnerável a sofrer esse tipo de dano. Sabendo disso, nós separamos algumas dicas do que fazer quando isso acontecer com você – acredite, a probabilidade não é tão pequena -, se é que já não aconteceu:

1. Se possível, seque-o imediatamente

Qualquer aparelho eletrônico molhado precisa ser secado o mais rápido possível – isso é uma regra. Se você possui as ferramentas certas, como chave de fenda específica para notebook e souber como fazer, abra-o e seque-o cuidadosamente com um secador de cabelos. Entretanto, é preciso tomar cuidado para utilizar o secador com a ventilação fria, já que a ventilação quente pode derreter e danificar as peças (extremamente) sensíveis do equipamento.

2. Desligue-o imediatamente

Caso caia qualquer líquido no seu notebook, desligue-o imediatamente. Mais do que isso, remova a bateria e não volte a ligá-lo até que as peças estejam completamente limpas e a água tenha evaporado totalmente. Caso seja você mesmo quem for secá-lo – repetimos: só faça isso caso você tenha experiência técnica e recursos adequados para tal – procure utilizar produtos como álcool isopropílico ou antioxidadntes para que a água não enferruje as peças do seu equipamento.

3. Leve para quem entende

Primeiramente, verifique se o seu notebook ainda está na garantia. Se sim, certifique-se de que ela cobre o derramamento de líquidos, o que não é comum. Se você tiver sorte e a resposta for sim novamente, basta levar o seu note para um técnico certificado para que ele analise a situação e tome as devidas providências, seja trocar o aparelho ou arrumá-lo. Caso o aparelho não esteja mais na garantia e você preze pelo equipamento e, mais ainda, pelas informações que contém nele, sejam elas pessoais ou da empresa, a melhor opção é recorrer à uma empresa especializada de recuperação de dados.

A Corvus, como você já sabe, é uma empresa de recuperação de dados que possui diversos cases de sucesso, inclusive de empresas estrangeiras e, possui todo o know-how para te atender no caso de o seu notebook ter sido molhado de alguma forma. Entre em contato, converse com um de nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar.

Comente aqui

  • (will not be published)