Blog da Corvus

29
Set

Como elaborar uma boa estratégia de backup e recuperação de dados

recuperação de dados

Backup e recuperação de dados são métodos diferentes, por isso necessitam de estratégias diferenciadas.

Mas quais são as diferenças?

Recuperação de dados trata-se de um mecanismo reativo, ou seja, é executado quando algo acontece, como danos ao HD, pen drives ou smartphones. Já o backup é um mecanismo preventivo para que seus dados não precisem ser recuperados.

Apesar de serem processos diferentes, existem planos simples para elaboração de estratégias eficazes em cada caso. No artigo de hoje, daremos algumas direções para isso:

Gerenciar riscos de armazenamento

Primeiro passo para diminuir os riscos com relação ao armazenamento de dados é passar as informações críticas para o ambiente digital, visto que muitas empresas ainda só as tem no papel. Após isso, é necessário um investimento em medidas de segurança de dados. Evite mantê-los em um único lugar ou em uma única máquina, sempre tenha outras opções de armazenagem para que você e sua empresa possam continuar a acessá-los. Procure métodos preventivos, como backup de informações, recuperações de segurança, entre outros.

Utilizar soluções com um bom custo x benefício

Não adianta traçar estratégias para realização de backup de dados ou recuperação se não houver continuidade no processo. Procure soluções que ofereçam uma relação custo x benefício adequada, para que posteriormente você não precise desistir delas. Atualmente a forma de backup mais comum é a feita na nuvem, por isso analise empresas que realizem este serviço adequadamente e com custos compatíveis ao que sua empresa possa arcar, para que seus dados e arquivos não fiquem vulneráveis futuramente. A Corvus é uma das empresas que oferece esse tipo de solução e garante a segurança de suas informações para que elas continuem existindo, sem maiores riscos.

Contar com um parceiro especializado

Para que seus planos de backup e recuperação possam ocorrer de forma assertiva, sem surpresas e dores de cabeça, escolha empresas especializadas no ramo de segurança de dados. Realize parcerias que trarão benefícios e otimização de processos, para que você possa se dedicar a outros aspectos importantes dentro da empresa e deixar o backup e/ou a recuperação de dados na mão de especialistas.

A Corvus é especialista em backup e recuperação de dados e tem o know-how necessário para oferecer os melhores serviços para sua empresa.

Comente aqui

  • (will not be published)