Blog da Corvus

21
Jan

Dicas para preservar e não ter de recuperar dados de notebook

Recuperar dados de notebook

Por serem equipamentos portáteis, notebooks estão mais propensos a sofrerem quedas, batidas, utilização em local inadequado, exposição ao sol etc. Isso, por sua vez, aumenta as chances da perda de dados, que podem estar ligadas à diversos fatores, tanto físicos quanto lógicos. Para diminuir esse risco, é importante que o usuário, seja ele doméstico ou corporativo, tenha alguns cuidados especiais para evitar ter de recuperar dados de notebook.

Se na sua empresa, os colaboradores utilizam notebooks, envie esse artigo por e-mail ou imprima e entregue como um manual de boas práticas de utilização de notebooks a ser seguido. Dessa forma, você não só estará preservando os dados, mas também evitando gastar com recuperação emergencial de dados de notebook. Para te ajudar, nós separamos as principais dicas para preservar seu notebook:

1. Transporte

Evite transportar o notebook enquanto ele estiver ligado e desligue-o sempre que não estiver usando – evite deixá-lo em stand by. Com o HD em funcionamento, qualquer batida, por menor que seja, pode danificá-lo e colocar os dados em risco. Procure transportá-lo sempre em mochila adequada para notebook, do tamanho certo e emborrachada para amortecer quedas e batidas.

2. Usabilidade

Nunca utilize o notebook em cima da cama, do sofá, de almofadas ou qualquer outro lugar que impeça-o de ventilar ou “respirar”, pois o superaquecimento é um dos principais motivos de danos em notebooks, ocasionando a queima do HD e do processador. Na hora de carregar a bateria do equipamento, evite utilizar outro cabo que não o original, pois fontes com tensões incompatíveis podem queimá-lo.

3. Limpeza

Evite comer ou beber enquanto utiliza o notebook, pois farelos de comida e/ou líquidos podem danificar seu teclado. Mesmo que você não veja ou nunca faça refeições perto do equipamento, é muito importante limpá-lo frequentemente, utilizando um pincel ou escova com cerdas macias e um pano seco – jamais use produtos de limpeza ou panos ásperos e úmidos para limpá-lo.

4. Manutenção

Assim como desktops, os notebooks começam a apresentar alguns problemas considerados comuns – apesar disso, não podem ser considerados normais – com o passar do tempo como lentidão, travamentos, instabilidades, entre outros. Para que isso não comprometa a saúde do notebook, é importante realizar manutenções preventivas ao menos uma vez ao ano, para evitar ter de gastar dinheiro de última hora com recuperação dos dados.

E aí, gostou das nossas dicas? Existe mais alguma que você conhece e nós não citamos aqui? Gostaríamos muito que você compartilhasse conosco. Deixe seu comentário.

Comente aqui

  • (will not be published)