Blog da Corvus

12
Mai

Particionar o HD pode otimizar o desempenho: verdade ou mentira?

Particionar HD

A maioria dos computadores vem de fábrica com uma única partição no seu disco rígido, o que significa que ele aparece como um drive – tipicamente como C:. No entanto, manter seus dados, aplicativos e sistemas operacionais na mesma partição pode ser arriscado, pois se algo acontecer com o arquivo index de partição – aquele que informa o seu computador onde as várias partes de seus dados estão localizadas – o computador não será capaz de trabalhar fora dessa unidade. Mesmo se você inicializar com um HD externo, por exemplo, não será possível acessar o restante dos seus dados.

“O particionamento de um HD em múltiplas partes independentes, pode aliviar inúmeros tipos de dores de cabeça relacionadas ao PC.”

Uma unidade, três partições

Particionar o seu disco rígido, basicamente, significa dizer ao seu computador para tratar porções das suas informações como entidades separadas. Se você mantiver seus aplicativos, que são atualizados com pouca frequência, separados de seus dados como documentos, músicas, vídeos e afins, que são atualizados sempre, torna-se mais rápido e fácil de fazer um backup, por exemplo. Além disso, você estará menos propenso a perder seus dados em um acidente e, caso aconteça, será mais fácil formatar o computador.

Muitas pessoas e empresas têm dúvidas sobre o particionamento do HD, pois há quem diga
que pode torná-lo mais rápido. Nós, como especialistas em HD e mídias de armazenamento, podemos confirmar: sim, é verdade. O simples fato de dividí-lo em várias partes diminui a quantidade de vezes que ele é solicitado, acessado e modificado, o que, consequentemente, faz com que o tempo de resposta seja diminuído.

Existem algumas razões pelas quais você pode considerar particionar seu disco rígido:

Organização
Algumas pessoas sentem que a divisão dos dados ou separação dos componentes em vários drives é a melhor maneira de organizar seus dados e uma maneira de organização muito mais eficiente do que a hierarquia de pastas em uma única unidade, por exemplo.

Backup
Mais especificamente, o particionamento do HD possibilita a granularidade no backup. Sem dúvidas é mais fácil fazer backup de uma partição inteira do HD, do que ter todos os dados juntos e precisar separá-los para isso.

Segurança
Criptografar um disco inteiro ou precisar separar as informações também é muito mais complicado – e muitas vezes, desnecessário -, do que fazê-lo em uma partição inteira.

Velocidade
Dependendo de como você utiliza seus dados, é possível mover dados utilizados com menos frequência em uma partição separada, deixando-os “fora do caminho” para utilizar os dados que você usa sempre com mais velocidade.

Multi-boot
Se você quer ter vários sistemas operacionais instalados no seu computador, é possível instalar um em cada partição do HD e, ainda, selecionar qual deseja utilizar na hora da inicialização.

Muitas pessoas não tem seus HDs, corporativos ou domésticos, particionados. De fato, existem situações onde isso pode não fazer muita diferença para o usuário. Se você se interessou pelo assunto ou vem considerando particionar o seu HD, compartilhe suas dúvidas no campo de comentários abaixo. Nós, como especialistas em HD, sistemas RAID e mídias no geral, podemos te auxiliar quanto aos melhores caminhos a seguir nesse sentido.

Comente aqui

  • (will not be published)