Blog da Corvus

14
Abr

Principais riscos aos quais os dados de um notebook estão vulneráveis

Notebook

Como já dissemos, notebooks são equipamentos portáteis e estão mais vulneráveis do que os desktops, por exemplo, tanto à falhas físicas relacionadas aos danos que o equipamento pode sofrer, quanto à falhas lógicas, relacionadas à infecções através de redes WiFi, vírus, invasões maliciosas, entre outras.

Por isso, quando o assunto é notebook ou eletrônicos portáteis no geral, é preciso redobrar os cuidados. Afinal, até a manutenção costuma ser mais cara pelo fato de este tipo de equipamento possuir peças menores, mais compactas e necessitar de mão de obra especializada, além de cuidados redobrados e minuciosos.

1. Perda do equipamento

Notebooks são levados de um lugar para outro com frequência, de forma que não é raro que sejam perdidos ou esquecidos. Para evitar que isso aconteça, o ideal é que antes de efetivamente sair para a rua com o seu notebook, pensar se é realmente necessário levá-lo para o seu compromisso. Muitas vezes, utilizar um pendrive é o suficiente para simplesmente transportar documentos.

2. Roubo

O roubo de notebooks é uma realidade cada vez mais comum, pelo fato de estes equipamentos serem de alto valor. Nossa dica é: se você depende do transporte público para chegar ao seu destino, evite utilizar mochilas específicas para notebooks, pois, hoje em dia, qualquer um conhece os modelos das mochilas e sabe o que está dentro dela. Caso saia de carro, utilize-as, pois elas protegem o equipamento na movimentação do veículo.

3. Queda

Notebooks são equipamentos leves. Sendo assim, certifique-se sempre de que eles estão posicionados em um ambiente estável, longe das beiradas da mesa ou seja lá qual for a superfície onde estão localizados. Também é importante que ele esteja protegido por algum tipo de capa, como a própria mochila específica para notebook. Assim, caso ele caia, será amortecido.

4. Molhar

Molhar o notebook não é um caso muito raro e, normalmente, o usuário entra em desespero. Sabendo disso, publicaremos, na próxima semana, um artigo que abordará especificamente notebooks molhados. Mas já adiantando: existe salvação! Secar com secadores de cabelo, por exemplo, pode ser a solução sim, dependendo da situação e da experiência do usuário. Aguarde nosso próximo artigo e saiba exatamente como proceder quando o notebook molha.

5. Riscos de segurança

Por serem equipamentos portáteis, é comum que os notebooks sejam conectados frequentemente em diversas redes WiFi diferentes, de acordo com o estabelecimento onde se encontra. Quando essas redes estão contaminadas e o seu notebook não possui os recursos de segurança adequados, é provável que ele seja afetado, o que pode acarretar na perda dos dados. Já em relação à parte lógica, propriamente dita, podemos citar falhas de software que ocorrem com frequência conforme já citamos em artigos anteriores.

Caso você precise de mais dicas de como proteger o seu notebook, a Corvus pode te ajudar. Caso o seu notebook tenha sido danificado e você tenha perdido os seus dados, a Corvus também pode te ajudar. Entre em contato e saiba mais.

Comente aqui

  • (will not be published)