Blog da Corvus

28
Abr

Recuperação de RAID: os principais motivos de falha nesse sistema

Recuperação De RAID

Com a popularização de sistemas de armazenamento, mais conhecidos como storages, muitas empresas começaram a utilizar RAID como solução para armazenar grandes quantidades de informação. As justificativas mais comuns que ouvimos das empresas, quando as questionamos sobre o porque de terem escolhido um RAID, são principalmente duas: o alto nível de tolerância à falhas e os baixos custos de aquisição e manutenção. No entanto, quando um equipamento deste nível falha, os dados ficam unitilizáveis e, na maioria dos casos, corrompidos.

Existem 3 categorias gerais de falhas às quais um sistema RAID está passível e nós vamos abordar cada uma delas, dando exemplos dos acidentes mais comuns de acontecerem, para que a sua empresa garanta uma proteção efetiva:

Falha do hardware

Se o disco estiver muito danificado, é melhor extrair diretamente os dados necessários e ignorar o restante. Clonar um HD inteiro sem necessidade pode estressar o dispositivo, além de aumentar consideravelmente o tempo necessário para o serviço. Os danos físicos mais comuns que, normalmente demandam um serviço de recuperação de RAID, são:

1. Danos por desastres naturais
2. Abuso físico de unidade
3. Superaquecimento de disco
4. Falha da controladora RAID
5. Pane na cabeça de gravação
6. Motor danificado
7. Superfície de mídia comprometida

Erro humano

Neste caso, é muito comum que os colaboradores que tem acesso à estes sistemas cometam algum tipo de erro como os citados abaixo. Outro problema referente à intervenção humana, é quando o RAID já está apresentando falhas e algum funcionário inexperiente ou sem os devidos equipamentos para operar um RAID, decide tentar fazer a recuperação por conta própria.

1. Exclusões não intencionais
2. Reformatação de unidades
3. Substituição incorreta dos componentes
4. Arquivos sobrescritos por engano
5. Sabotagem de funcionário
6. Senha perdida/esquecida
7. Instalação incorreta de RAID

Falha de software

Quando o problema é apenas na parte lógica, normalmente utilizam-se softwares especializados ou engenharia reversa para descobrir as configurações necessárias e reconstruir o array. Neste sentido, os problemas mais comuns são:

1. Falhas de backup
2. Virus e worms de computador
3. Arquivos e dados corrompidos
4. Pastas danificadas
5. Corrupção de diretório e firmware
6. Reparticionamento e partições faltando
7. Configuração e reformatação

É claro que, quanto mais protegido estiver o sistema RAID da empresa, melhor, pois evitam-se custos inesperados e indisponibilidade de informações importantes para a rotina da empresa. Entretanto, sabemos que nenhuma solução de segurança é 100% garantida e é preciso ter uma carta na manga caso um acidente – como os citados acima – aconteça.

A Corvus é especialista em recuperação de RAID e está capacitada a ajudar qualquer tipo de empresa que utilize esse sistema a resolver problemas com perdas de dados. Muito mais do que recuperação de RAID, a Corvus recupera sua tranquilidade, pois sabe a importância do acervo informacional para o fucncionamento da empresa.

Comente aqui

  • (will not be published)