Blog da Corvus

22
Out

Porque não tentar recuperar dados por conta própria

recuperar dados por contaExistem vários fatores que podem impactar na perda de seus arquivos e dados: queda, mal uso, formatação por engano, danificação de hardware, reinstalação de sistemas etc., e quem já passou por uma situação como esta, sabe o quão desesperadora ela pode ser. Mas, como para tudo, há uma solução. Porém, não estamos falando da tentativa   – muitas vezes frustrada – de recuperar dados por conta própria, explorando e tentando desvendar os mistérios do seu HD com ferramentas impróprias, dentro de casa.

Qual o valor dos seus dados?

Quando o HD pertence à um usuário doméstico, possui geralmente um conteúdo de grande valor sentimental pois abriga diversas lembranças e emoções, que ao serem acessadas sempre dão aquela estranha impressão de estarem voltando à tona, como por exemplo as fotografias entre amigos, vídeos, músicas dos cantores preferidos, álbuns de viagem em família etc. Porém, em um HD doméstico também existem documentos importantes como aqueles referentes à impostos e comprovantes de pagamento, que, caso perdidos, podem trazer muita dor de cabeça à seus responsáveis.

Quando um HD é corporativo, ou seja, utilizado para abrigar informações e dados das atividades diárias de uma empresa, a situação pode ser ainda mais crítica. O prejuízo com o qual o usuário teria de arcar se perdesse todas essas informações, seria desastroso e se convertido em dinheiro, extremamente custoso, de modo a ver anos de organização e controle de seu negócio sendo literalmente jogados fora.

Como funciona a recuperação?

Para o correto funcionamento do processo de recuperação de dados em um HD, são necessárias uma série de ferramentas como softwares avançados, hardwares específicos e ferramentas manuais, e um ambiente devidamente equipado, sendo ele livre de poeira, umidade, magnetismo,  impurezas  e climatizado adequadamente para não afetar o processo de abertura de discos, e a integridade dos dados.  Além disso, os profissionais que realizam esta tarefa devem ser capacitados a manusear e trabalhar com equipamentos e informações tão delicadas, apresentando experiência certificada através de cursos, e recuperação de outros HD.  Por tudo isso – e mais um pouco – não se deve levar em conta a opção de recuperar dados por conta própria. A tentativa é única, e você pode desperdiçá-la. Se o seu HD se enquadra em uma das situações citadas acima, pense no prejuízo que seria se o seu trabalho não desse certo.

Por que não fazê-la por conta própria?

E falando em trabalho, imagine só o precioso tempo que você desperdiçaria ao tentar recuperar dados por conta, enquanto poderia estar investindo na gestão e melhoria do seu negócio. Imaginou? Agora compare com o tempo que levaria um especialista realizando a mesma tarefa. Pronto?  Para terminar compare as possibilidades de este trabalho dar certo sendo realizado por um especialista e por um leigo. Bom, se você também chegou ao resultado de que a opção mais viável é recorrer à uma clínica de recuperação de HD, suas contas estão certas.

Na hora do desespero, tendemos a tomar atitudes precipitadas, optando pela rapidez e esquecendo da qualidade de um serviço. Com a falsa idéia de que quanto mais rápido interferirmos em determinado problema, maiores serão as chances de sua resolução, acabamos agravando a situação. Por isso, se aconteceu ou vier a acontecer a perda de informações importantes, e não houver backup, desista da idéia de recuperar dados por conta própria, e não hesite em procurar ajuda profissional. Afinal, assim como você, seu HD optaria por ser tratado em uma clínica especializada, recebendo os devidos cuidados caso viesse a apresentar algum problema de saúde.

Qual a melhor opção?

Como dissemos no início do post, para perder seus dados existem várias maneiras. Mas, para recuperar, apenas uma:  a Corvus há mais de 6 anos é especialista em recuperação de dados em todos os tipos de mídias de armazenamento de dados, e já recuperou mais de 3.000 clientes, com média de recuperação entre 80% e 100%. Por isso, antes de tentar recuperar seus dados por conta, leve em consideração a importância das informações que estão contidas naquele disco, e considere fazer um diagnóstico com a Corvus.

Comente aqui

  • (will not be published)