Blog da Corvus

25
Set

Saiba classificar a criticidade de cada dispositivo da empresa para recuperação de dados

recuperação de dados

Uma empresa normalmente conta com diversos tipos de dispositivos para que seus colaboradores possam armazenar os dados do dia-a-dia de maneira organizada. Dependendo do tipo de necessidade, tanto do colaborador quanto do arquivo, é utilizado um tipo de dispositivo diferente, mas sempre existem aqueles que não podem faltar, como os pendrives, notebooks, HD externos e servidores. Todos esses dispositivos tem como função armazenar dados, alguns com capacidade de armazenar dados mais superficiais, outros com capacidade de armazenar dados mais robustos.

Ter a informação disponível, seja qual for o dispositivo utilizado, é importante para garantir a continuidade dos negócios da empresa. Por isso, nós caracterizaremos as particularidades de cada dispositivo:

Pen drive:

Pendrives, geralmente, não possuem capacidade o suficiente para armazenar arquivos muito robustos. Por se tratar de um dispositivo que apresenta grande facilidade em ser transportado, é preciso atentar-se para não deixá-lo cair ou molhar, por exemplo. Porém, caso aconteça algum acidente, não é o pior dos cenários pois, as pessoas costumam utilizar o pendrive para armazenar arquivos mais usuais e não tão cruciais para o andamento das atividades da empresa.

Notebooks:

O Notebook oferece maior capacidade de armazenagem do que um pendrive e por isso suporta arquivos mais pesados. Nele pode ser guardado conteúdos pessoais e profissionais o que o torna um dispositivo mais propenso a invasão de hackers ou de cair restos de comida e líquidos,já que há uma facilidade de se transportar na mão a maior parte do tempo, o que danifica o aparelho. A recuperação de dados passa a ter um nível mais elevado por conter muitos documentos em um só lugar e acaba dando um pequeno prejuízo, mas nada que não possa ser resolvido.

HD Externo:

Um HD externo é exatamente igual ao que se tem dentro de um computador e são encontrados em diferentes formatos, capacidades e processos de montagens. Com ele, é possível salvar conteúdos da sua empresa e conteúdos pessoais e tem suporte até para desafogar tudo do seu computador e deixar no HD. Apesar de existir HD do tamanho de uma carteira, é mais complicado de transportar por precisar de uma fonte de alimentação. Caso aconteça algum acidente é trabalhoso para recuperar todos os arquivos e leva uma grande quantidade de tempo, porém, sua empresa não será afetada drasticamente.

Servidores:

Dados do departamento financeiro, de marketing, de comunicação, de administração entre outros, ficam armazenados em um servidor, que é uma plataforma que comporta todos os documentos e registros de toda a história da empresa. Pode ocasionar de o servidor travar e todos os documentos que estão lá desde o início da empresa serem perdidos. E agora? É possível que uma empresa pare suas atividades e acabe fechando, pois ninguém saberá todos os documentos de cabeça e não há possibilidade recuperar tudo o que foi perdido, nesse caso a criticidade de recuperar essa plataforma é extremamente grande.

É importante reconhecer cada dispositivo que pode facilitar a vida de sua empresa e de seus funcionários, fazendo com que os documentos sempre estejam em alguma plataforma segura e sem riscos de perda. Caso aconteça o pior, a Corvus é especialista em recuperação de dados e está apta a recuperar os dados de sua empresa com agilidade e qualidade.

Comente aqui

  • (will not be published)