Blog da Corvus

01
Jul

Segurança da informação: saiba como prevenir-se, mas tenha sempre um plano B

Segurança da informação

A segurança da informação é complexa. Por isso, é comum que os gestores fiquem sobrecarregados com tantos detalhes e particularidades a serem observados. Apesar de sermos uma empresa de recuperação de dados, ou seja, que oferece a solução para quem já os perdeu, nos sentimos no dever de auxiliar nossos clientes na prevenção dessas informações. Afinal, sabemos que o acervo informacional é o principal ativo de qualquer empresa e nunca é agradável perder uma informação importante – mesmo que ela possa ser recuperada depois.

Provavelmente, você já ouviu falar que a base para um processo de gestão eficiente está apoiada em 3 elementos principais: pessoas, processos e tecnologias. O que devemos considerar é que, geralmente, as empresas querem achar todas as respostas na tecnologia, desconsiderando que pessoas e processos também são fatores influentes na efetividade de uma estratégia de segurança. Além disso, temos os 3 pilares fundamentais para uma estratégia de segurança da informação ser gerenciada corretamente. São elas:

1. Confidencialidade

É a garantia que se tem de que as informações são acessadas somente por pessoas autorizadas. Ao contrário do que se pensa, a confidencialidade é muito mais do que a privacidade, pois envolve impedir a leitura de informações por pessoas que não são autorizadas a acessá-las. Todas as informações da empresa, principalmente as confidenciais, devem ser acessadas por pessoas estritamente autorizadas, para isso, o aspecto mais importante é garantir a identificação e autenticação das partes envolvidas.

2. Integridade

Para garantir a integridade, é preciso impedir que as informações sejam alteradas de forma desaconselhável. A integridade dos dados pode ser comprometida por meio de acidentes, como problemas na mídia de armazenamento, falhas no sistema, transmissão ruim no ambiente de armazenamento ou ações mal intencionadas, com deleção de informações propositalmente, por algum motivo.

3. Disponibilidade

Perder temporariamente o acesso aos dados do serviço de e-mail ou do seu e-commerce, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto os eventos que mencionamos em confidencialidade. Uma perda de informações sensíveis, dependendo da situação, pode fazer uma empresa parar de operar por algum tempo, o que significa altos prejuízos.

“Tem se investido cada vez mais em tecnologias de segurança quando o principal e mais vulnerável elo da corrente, o ser humano, não conhece as regras da empresa ou não se importa com o impacto do furo de segurança na empresa e, conseqüentemente, no seu emprego.”
(Franco Anderson Souza – Gerente de TI da Siemens)

Conforme já dissemos em artigos anteriores, é sempre muito importante possuir medidas preventivas de segurança da informação na empresa, para evitar a perda de dados sensíveis. Paralelamente, apesar de existirem estratégias que, praticamente, garantem a segurança digital, é impossível obter 100% de contingência, independentemente do tipo ou porte da empresa em questão. Sendo assim, é crucial também possuir uma “carta na manga”, no caso de algum incidente acontecer e você precisar rapidamente recuperar algum dado do negócio.

Sabendo dessa situação, nós da Corvus, somos uma empresa de recuperação de dados especializada em dados corporativos sensíveis, para auxiliar todos os tipos de empresa na recuperação efetiva de dados, em tempo hábil para minimizar os impactos no negócio. Possuímos profissionais certificados e cases de sucesso internacionais, além de laboratório próprio para atender a recuperação de dados.

Comente aqui

  • (will not be published)